• Baleia Urbana

Baleia recomenda: “Guerras do Brasil.doc”

Atualizado: 13 de Ago de 2019

A série foi originalmente distribuída pelo Canal Curta, que vale aqui o lembrete, tem excelente programação, ou como se pode dizer, tem uma curadoria muito interessante para os tempos atuais, voltando ao objeto em questão, Guerras do Brasil.doc apresenta uma narrativa documental dirigida por Luiz Bolognesi e que está agora disponível na Netflix.


Os cincos episódios da produção abordam de maneira dinâmica, informativa e ágil, sem deixar de lado a precisão histórica, conflitos que reverberam até hoje no Brasil contemporâneo. São episódios que buscam não somente contar, mas provocar a reflexão no espectador, que convidado a pensar, vê que a narrativa hegemônica dominadora não é capaz de abordar os personagens e contextos que de fato determinaram os rumos tomados.


Além de uma primazia como arte, os conteúdos permeiam das mais diversas maneiras o que hoje chamamos de um país, e desmitifica nos seus primeiros minutos o rótulo criado de nação pacífica.


Considerando hegemonia dos algoritmos, é bom ter um respiro e poder desfrutar de uma produção tão inteligente e incisiva como Guerras do Brasil.doc. Conheçam também a Buriti Filmes, produtora de Luiz Bolognesi e Laís Bodanky, responsáveis por uma renovação categórica no cinema nacional.




13 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle

© 2019. Baleia Urbana por Tales Ferretti