• Karoline Rodrigues

A Justiça é feminina?

Estátua do prédio do Supremo Tribunal Federal, feita por Ceschiatti.

A palavra Justiça vêm do ato de avaliar o que é direito e o que é justo. É um substantivo feminino e está ligado a Themis.


Sabe aquela imagem que todo mundo liga à justiça? Aquela moça bonita e vendada, com uma espada e o símbolo de virgem nas mãos? (Me recuso a dizer que é uma balança, porque notoriamente não estamos colocando o devido peso nos pratos para que se tenha equidade). Pois é, o nome dela é THEMIS e de acordo com a origem grega ela é a "deusa" da justiça.


Pra quem não sabe, ela tem uma história linda, um dia eu conto melhor aqui. Mas para contextualizar (e porque eu amo histórias gregas) eu vou dar uma resumida. Basicamente Gaia (terra) e Urano (céu) tiveram 12 filhos titãs: Oceano, Ceos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia, Reia, nossa amada Themis, Mnemosine, Febe, Tétis e o novinho problemático Cronos. Sim nossa amada é tão antiga que nem deusa era, era uma titânide. E daí, Themis, não sei por quê (mentira sei sim, mas é pra encurtar) ela casou com o Zeus ( sim, o grande macho alfa, “doninho” do Olimpo e com sérios probleminhas, afinal o cara foi criado pela avó só podia ser mimado e achar que pode pegar todo mundo mesmo). Além de esposa e conselheira, Themis é também mentora de Zeus (a gente ensinando os homens a governar e eles levando o nome desde sempre). Themis teve algumas filhas, que basicamente eram a sua continuidade: Irene (paz), Dike (justiça) e Eunômia (disciplina). Alguns estudiosos falam de uma outra filha de nome Astréia, que ficou aqui no mundão tentando ensinar o valor da justiça para os mortais, olha essa missão...


Bom, é fato além da maravilhosa Themis, podemos citar um monte de mulher que foi invisibilizada e esquecida na história. Ana Pimentel Henriques Maldonado, por exemplo, foi a fidalga responsável em cultivar cana de açúcar na capitania que hoje conhecemos como São Paulo (começando a gerar um dinheirinho aqui e fazendo o início da “terra de oportunidades”). Maria Quitéria, lutou bravamente nas tropas pela independência do Brasil, e por falar em independência; a imperatriz Leopoldina que assinou a independência mas nos quadros a gente só vê o D. Pedro em um cavalo branco (e a gente sabe que não foi assim). Dandara, a guerreira palmarina, e também foi esposa de Zumbi e teve papel importantíssimo na história em não ceder em acordo com o governo para Palmares se render. Enfim, eu poderia ficar horas falando das mulheres que curiosamente foram esquecidas na luta por um mundo melhor.

E se quer se divertir, aprender sobre mulher doce e forte e DHF essa é a série.


O fato é que mulheres são invisibilizadas por um motivo: PATRIARCADO. E eu até entendo, que deve ser (ou é) muito difícil pro homem dividir o lugar do topo da pirâmide, porque afinal, nem era pra ser pirâmide.

Fazendo só um paralelo aqui... Já reparou, que um triângulo tem um só no topo e que mulher nunca anda sozinha (até no banheiro a gente vai em grupo) e que o símbolo máximo da mulher é um cálice (que é basicamente um triângulo ao contrário)? Doido pensar que o universo joga as coisas na cara e a gente nem vê… Talvez sejamos nós as responsáveis por virar coisa toda e a gente ainda não entendeu.


Voltando ao assunto de sermos silenciadas e o contexto brasileiro. A primeira constituição brasileira, fora em 1824, mas mulheres só puderam votar e escolher de fato os seus representantes em 1934. E até pouco tempo atrás 2002, acreditem se quiser tínhamos leis no nosso código civil como:

"Art. 183. Não podem casar (arts. 207 e 209):

XIV. A mulher viúva ou separada do marido por nulidade ou anulação do casamento, até dez meses depois da viuvez ou da separação judicial dos corpos, salvo se, antes de terminado o referido prazo, der à luz algum filho.


Art. 219. Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cônjuge:

IV. O defloramento da mulher, ignorado pelo marido.

Art. 220. A anulação do casamento, nos casos do artigo antecedente, nºs I, II e III, só poderá demandar o outro cônjuge e, no caso do nº IV, só o marido."


E sim, o código civil é um adolescente que mudou a pouco mais de 18 anos. Até 10 de janeiro de 2003 o marido tinha 10 dias para pedir “exame de anulação”. E se você riu de nervoso como eu, pode olhar aqui e ver todas as outras leis antes a última alteração.

E sabe porque isso acontece? Porque atualmente é esse o cenário do parlamento (aquele prédio bonito de senadores e deputados que ditam as normas e leis do Brasil).


É agora que você repensa o voto?

Homens conseguem pensar em distribuição gratuita de preservativos pelo SUS. Mas homens não conseguem pensar em distribuição gratuita de coletores ou absorventes, muito menos no controle QUE NÃO EXISTE de absorventes de casas de detenção, recomendei um livro em um outro texto aqui, e vou comentar de novo sobre esse tema: Presos que menstruam. É quase como um Mansplaining dos poderes.


Bom, é isso, não dá pra ser mais óbvia. Fomos e somos caladas todos os dias, mas somos 51,8% da população.


Eu não sei sobre a vida vocês, eu não sei o que vocês pensam sobre os últimos acontecimentos, mas eu deixo um trechinho de um artigo que li essa semana:

“Como lutar quando se sente preso? Como guerrear quando se sente sem armas? Como viver quando se sente sem alma?”


Museu de Atenas

É no mínimo curioso ver que o tempo passou e que a maravilhosa estátua está no museu sem a sua espada, sem a sua balança e presa não é mesmo?


Não há como Themis usar a espada para sua própria segurança. Se Themis vivesse hoje, THEMIS ESTARIA MORTA.


SEGUINTE, tem duas coisas muito sérias que eu gostaria de explicar mas eu vou deixar com outra deusa que vive trocando de cabelo e ama maquiagem que é a Sabrina:


- Sobre por quê a constituição e as eleições historicamente e na pratica são para os ricos: aqui. Mas se vocês quiserem e pedirem com afetinho eu faço um resumão do surgimento da burguesia e a queda do absolutismo, sistema parlamentar e afins.

- Não existe tradição democrática: Com a deusa do tese 11 e o Joel lindo aqui.

- NÃO ADITANTA representatividade vazia: Esse toda mulher deveria assistir.

- O problema de uma representação ruim de mulher, usando a Damares como exemplo: aqui. (Esse é bem importante)


Bom querides, eu já estou problematizando demais, e eu nem quero que pense como eu. Mas que exerçam o pensamento e SE eu tiver falando besteira, deixa um comentário pra mim? Quer saber mais? - Lista de mulheres a se conhecer: Com a minha musa pervetidinha.

- Mulheres na história do Brasil: Se liga na listinha.


11 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle

© 2019. Baleia Urbana por Tales Ferretti